Apresentação
Nesta seção são apresentadas as principais diretrizes do Plano de Logística Sustentável da Universidade Federal do Pará.
A busca pela racionalização e controle do gasto público permeia todas as etapas do planejamento da UFPA. Por sua complexidade administrativa, a UFPA tem adotado práticas de gestão que valorizam o desenvolvimento dos servidores, a melhoria dos processos de trabalho, a consolidação do princípio da economicidade e a responsabilidade socioambiental.
O PLS da UFPA é um compromisso institucional com práticas de racionalização dos gastos públicos que promovem maior transparência e efetividade no uso dos recursos disponíveis ao tempo em que desenvolve ações de promoção da consciência ambiental da comunidade acadêmica.
Por se tratar de um documento Institucional, o Plano está situado em grupo das legislações que regulamentam o uso racional dos recursos naturais, bem como o gerenciamento de resíduos e rejeitos, o estímulo à práticas de sustentabilidade a Política Nacional de Meio Ambiente (Lei 6.938/1981), a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010); a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/1997); a Coleta Seletiva Solidária (Decreto 5.940/2006); a Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P (MMA, Portaria nº 510/2002); Licitações sustentáveis (Decreto nº 7.746/2012 e Lei 12.349/2010); ao Programa de Eficiência do Gasto Público – PEG; ao Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel; Projeto Esplanada Sustentável – PES; a Instrução Normativa nº 1, de 19 de janeiro de 2010, que trata dos critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal; e, por fim, especialmente a Instrução Normativa MPOG nº10 de 2012, que estabelece as regras para elaboração dos Planos de Logística Sustentável.
O Plano é resultado do compromisso de servidores de variados setores, que somaram conhecimentos para produzir um documento que sirva de instrumento para implantação de práticas que reduzam os impactos ambientais nos espaços da instituição.
Um dos principais desafios do PLS é o de realizar ações que contribuam para redução de gastos com energia elétrica, papel, toner, cartuchos, copos descartáveis. Com energia elétrica, por exemplo, a UFPA tem o gasto mensal de aproximadamente 2 milhões de reais. A efetivação dessas ações é um compromisso coletivo, que envolve discentes, docentes, técnicos, colaboradores de todos os setores da UFPA.
Redes Sociais