Presidente do Banco Santander debate sustentabilidade
Evento destaca o papel das empresas privadas em questões sociais no Brasil.
Mais de 300 pessoas participaram, nesta quarta-feira, 22, da palestra "Sustentabilidade, Sociedade e Meio Ambiente", ministrada pelo presidente do Banco Santander, Sérgio Rial, no Auditório Jerônimo Rodrigues, do Centro Administrativo do Grupo Líder. O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA), com o apoio do Grupo Líder, e teve como objetivo ampliar a discussão sobre questões ambientais.
Além da comunidade acadêmica e da sociedade de modo geral, estiveram presentes na palestra o grupo de diretores do Líder; membros da família Líder; membros e diretores de vários segmentos do Banco Santander; o vice-reitor da Universidade Federal do Pará, Gilmar Pereira da Silva; o diretor geral do NUMA, Sergio Cardoso de Moraes; e a vice-reitora da Universidade da Amazônia (UNAMA), Maria Betânia.
O evento teve início com a palavra de Sergio Cardoso, diretor do NUMA, que destacou a importância do encontro entre sociedade, empresas e comunidade acadêmica para que se "compreenda a relação entre sustentabilidade e sociedade, a partir das grandes instituições financeiras."
Já um dos responsáveis pela iniciativa, o aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação do NUMA (PPGEDAM) e integrante do Grupo Líder, João Augusto Rodrigues, fez a saudação inicial da palestra e ressaltou o comprometimento da sua empresa no assunto. "O Grupo Líder vem abrindo os caminhos para o debate do desenvolvimento sustentável. Buscamos com essa palestra ser o grupo a dar o passo inicial na ampliação dessa discussão", destacou.
Sustentabilidade - Sergio Rial explanou durante o evento o papel das empresas privadas em questões sociais no Brasil. O Banco Santander, por exemplo, reúne diversas áreas de incentivo à economia associada à preservação ambiental. "Nós acreditamos que o empreendedorismo funciona como uma mola de transformação nacional", comentou.
Para ele, é necessário construir um país de maneira sustentável em uma parceria entre a sociedade, o setor público e o setor privado. "Estados como o Pará são muito ricos, um fator que pode significar algo bom, mas também pode ser algo ruim. É necessário que os governantes saibam aproveitar de maneira planejada os recursos da Amazônia. Precisamos, unidos, criar uma logística de ação", concluiu Rial.
O vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira, encerrou a cerimônia exaltando a importância do diálogo entre a Instituição Federal e o Banco Santander. "Estou muito animado, assim como reitor Emmanuel Tourinho, com o debate do desenvolvimento sustentável. E é muito importante fazer essa reflexão ao lado do presidente de um banco tão importante", finalizou.
Palestrante - Em sua trajetória, Sérgio Rial ocupou cargos em diversas empresas importantes dentro do mercado brasileiro, incluindo instituições financeiras. Atualmente, é presidente de um dos maiores bancos privados do País, o Santander. A empresa é reconhecida no meio acadêmico pelo Programa "Santander Universidades", com programas de bolsas, ciência e inovação, empreendedorismo, transferência tecnológica e apoio a projetos universitários.
O Banco Santander é o 3º maior banco privado do Brasil, com mais de 30 mil clientes. A empresa integra o Grupo Santander, oriundo da Espanha, o qual faz parte da zona do Euro.
Texto e foto: Fábia Sepêda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA
Publicado em: 22.03.2017 17:00
Redes Sociais